O Rio, além das praias…
Gastronomia e Cultura no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é famoso por suas praias, montanhas e natureza exuberante, mas também oferece uma enorme variedade de atrações culturais e boa gastronomia.
Para começar o dia, nada melhor do que um bom café da manhã no Dainer, no Plage Café, no Parque Lage, ou no Empório Jardim, na Casa Firjan. Sábado é o tradicional dia da feijoada, e as melhores são servidas no Bar do Mineiro e no Bar do Ernesto. Para quem gosta de comida italiana, recomendo os restaurantes La Trattoria e Casa do Sardo. Carnes na Majórica, Filé de Ouro e Corrientes 348, na Marina da Glória. Pizza na Ferro & Farinha. Meu restaurante japonês preferido é o Casa Ueda. Comida peruana no Panka. O La Villa é uma ótima opção para quem gosta de comida francesa. Frutos do mar no O Caranguejo. Comida brasileira no Aconchego Carioca, Tacacá do Norte e Aprazível. Árabe na Rotisseria Sírio Libanesa, e alemã na Casa Urich. Para quem quiser matar a saudade da boa comida portuguesa, recomendo uma visita à CADEG. E aqui vai uma dica muito pessoal: o polvo à provençal do Manolo, em Botafogo, é de comer de joelhos.
Uma característica marcante do Rio são as lojas de sucos espalhadas pela cidade, onde você pode saborear nossa variedade de frutas, água de coco e o famoso açaí.
A revista Time Out recentemente elegeu a noite do Rio como a melhor do mundo. Entre os inúmeros bares da cidade, recomendo o Birosca, Quartinho, Nosso, Parada de Copa (que tem os melhores sanduíches) e Adega Pérola. No Amarelinho da Cinelândia e no Belmonte, na Praia de Ipanema, você pode tomar um delicioso chope e experimentar os clássicos petiscos cariocas: pastéis, bolinhos e empadas.
Vida Noturna, Cultura e Lazer no Rio de Janeiro
Fique atento às inúmeras rodas de samba que acontecem todos os dias na cidade. A do Vaca Atolada, na Lapa, do Beco do Rato e da Pedra do Sal são ótimas opções. Fora da época do Carnaval, é possível conhecer as quadras (sedes) das Escolas de Samba, como a da Mangueira, por exemplo. As festas acontecem aos sábados.
Nas manhãs de domingo, tem chorinho na Praça São Salvador, um gênero musical que retrata a atmosfera romântica do Rio antigo e faz a gente viajar no tempo.
As exposições no MAM (Museu de Arte Moderna), MAR (Museu de Arte do Rio), Paço Imperial e Casa Roberto Marinho são sempre interessantes. Para conhecer mais sobre a história do Rio e do Brasil, vale visitar o Museu Histórico Nacional, o Museu da República, o Museu do Folclore e fazer um tour pela Pequena África.
Para assistir a espetáculos de teatro não convencionais, o Centro Cultural Banco do Brasil, o SESC Copacabana e o Teatro SESI oferecem ótima programação. Ópera e música clássica no Theatro Municipal e na Sala Cecília Meirelles. E para quem quer ver atores da televisão em cena, geralmente eles ficam em cartaz nos teatros do Shopping da Gávea.
Os melhores shows estão no Circo Voador, Blue Note e Vivo Rio, mas fique atento para os shows gratuitos ao ar livre nos parques e praias da cidade.
Existem também atrações para as crianças, como o BioParque (zoológico), o AquaRio, a Roda-Gigante Yup Star e o Lagoa Aventuras. Assistir a um jogo no Maracanã é uma experiência única, mas também é possível conhecer o famoso estádio através de uma visita guiada.
É claro que eu não poderia deixar de falar das praias, que são as grandes atrações do Rio, ao lado do Corcovado, Pão de Açúcar e Jardim Botânico. Praias são sempre melhores nas pontas. Por isso, recomendo o Arpoador, o Posto 6 em Copacabana, o Leme, a Praia Vermelha na Urca e a Prainha da Glória.