Veja Cá, Veja Lá - A sua revista eletrônica

Canionismo na Chapada Diamantina: Aventuras Incríveis e Natureza Deslumbrante

6f6f5863-7ac7-4ce5-9f5a-a9f0168063e3

Somos canyonistas, amantes deste esporte que contempla a natureza em lugares de acesso quase restrito, onde somente as técnicas de corda podem levar a lugares com correntes aquáticas que esculpem as pedras e nascentes de águas cristalinas que brotam entre elas.

A pedido da revista VejaCavejaLa.com, realizamos essa aventura e percorremos os cânions em Ibicoara, um município brasileiro do estado da Bahia, situado no Sudoeste da Chapada Diamantina, que abriga duas das maiores atrações turísticas da região: a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha.

Para os praticantes do canionismo, a região oferece sete cânions: Fumacinha, Buracão, Rio Preto, Licuri, Fundão, Gato (véu de noiva) e Córrego da Onça.

CÂNION DA FUMACINHA

O cânion onde está localizada a Cachoeira da Fumacinha é um dos mais cobiçados pelos amantes do canionismo de todo o Brasil, com cerca de 300 metros de desnível. Passando pelo véu da noiva, a Cachoeira da Fumacinha tem aproximadamente 190 metros de altura. Para chegar ao início do cânion, são cinco quilômetros de caminhada de nível moderado. Entrando no cânion, passamos por quatro cachoeiras, oito trabalhos de corda, terminando o percurso na famosa Cachoeira da Fumacinha e finalizando com uma trilha de nove quilômetros por cima de pedras e mais pedras, considerada uma caminhada de nível difícil.

Para quem gosta de trekking e deseja visitar a cachoeira por baixo, é possível chegar pela trilha inferior, percorrendo os nove quilômetros para chegar, e a volta acontece pela mesma trilha, num total de 18 quilômetros.

CÂNION DO BURACÃO

A Cachoeira do Buracão é uma queda d’água situada na área do Parque Natural Municipal do Espalhado, sendo a principal atração turística ali.

O cânion da Cachoeira do Buracão, em época de cheia, é um dos mais visitados da Chapada Diamantina e um dos mais lindos do Brasil. O cânion contorna toda a margem do poço com cerca de 400 metros de extensão e chega a 100 metros de altura nos pontos mais altos dos paredões.

O poço possui partes rasas com menos de um metro de profundidade em algumas margens e áreas fundas nas partes centrais, chegando até 50 metros próximo da cachoeira.

A trilha de aproximação é considerada de nível fácil, com 3,5 quilômetros de extensão, e na saída do Buracão, há uma subida de 90 metros de altura, considerada difícil. Ao chegar na parte superior, a trilha até a entrada do parque é de aproximadamente quatro quilômetros, considerada de nível fácil.

Lembramos que para descer o cânion, é preciso contar com uma empresa especializada em canionismo. Indicamos a Ibicoara Aventura, guias internacionais especializados em rapel, canyoning e escalada.

SOBRE O CANIONISMO (CANYONING)

A palavra canionismo vem do inglês “canyoning”, que significa a exploração esportiva de cânions. A prática consiste em percorrer cursos d’água, na vertical ou na horizontal, passando por diferentes obstáculos. O melhor é que esse esporte não causa impacto nenhum no meio ambiente. Para praticá-lo, é necessário conhecer bem técnicas verticais (ascensão por corda, rapel e escalada), águas brancas, natação em corredeiras (floating), caminhada (water-trek), slides (tobogãs) e saltos.

O BERÇO DA PRÁTICA

Rapidamente, o canionismo se difundiu na Europa, ganhando nomes diferentes em cada localidade: “barranquismo” na Espanha, “canionisme” ou “gargantisme” na França, “torrentismo” na Itália. No entanto, se você quer se fazer entender no mundo todo, basta falar a palavra inglesa “canyoning”.

Atualmente, o esporte ainda é mais praticado em países europeus, embora esteja ganhando cada vez mais adeptos em diferentes partes do mundo.

No Brasil, temos como maior divulgador do canionismo o Instituto Amphibia Canyoning, que segue como referência mundial a renomada Academia Internacional de Canyoning Associação (ICA), com sede em Portugal, uma associação internacional dedicada à formação profissional e à investigação e desenvolvimento contínuo das competências de guias e praticantes de canyoning.

A partir de março de 2024, abriremos inscrições para curso de canionismo.  Para mais informações, entre em contato com @juniorlartizan

Visite também: