Veja Cá, Veja Lá - A sua revista eletrônica

Cuba – Experiências Memoráveis

A vida em Cuba não é fácil. A escassez de produtos e os preços altos são consequências visíveis do embargo econômico dos EUA. Fora da zona turística, a situação do povo é precária. Mas a magia da ilha, dos tempos de Hemingway e Fidel, se perdeu? Não, ela resiste, como uma nostalgia que é celebrada por turistas nas esquinas, Floriditas e Bodeguitas da encantadora Havana.

Uma dica importante para quem deseja conhecer a ilha: poucos lugares aceitam Cartão de Crédito. Leve Euros em espécie. Aproveite para trocar Euros por Pesos nos restaurantes com boa cotação, que é no mínimo o dobro da oficial. Alguns restaurantes dão troco em Euro também. Para não passar aperto com alimentação e ingressos, recomendo levar no mínimo o equivalente a 50 Euros por pessoa/dia.

Para viajar tem que ter Visto Cubano. Para embarcar e entrar em Cuba é necessário apresentar a Información Adelantada de Viajero, que você preenche no www.dviajeros.mitrans.gob.cu.

Hospedagem pelo Airbnb funciona bem e geralmente tem Wi-Fi. Em Havana, recomendo ficar próximo à Plaza de Armas ou em Vedado.

 

Uma boa maneira de conhecer Havana é visitando algumas praças da cidade: Parque Central, Plaza de La Catedral, Plaza de Armas, Plaza San Francisco, Plaza Vieja e Plaza de La Revolución. Não deixe de conhecer também o Malecón, o Castillo del Morro e a Fábrica de Arte. Tomar um Daiquiri no La Floridita e um Mojito no La Bodeguita del Medio é obrigatório. São dois lugares icônicos com apresentações de música cubana. Bons restaurantes em Havana: San Cristóbal, La Paila, Esto no es um Café e Paladar Los Mercaderes.

Fui para Varadero que entregou tudo o que se pode esperar de uma praia no Caribe: mar calmo e águas cristalinas. Não precisa ir para um resort em Varadero. Também pelo Airbnb é possível alugar uma casa em frente à praia. Trinidad é uma cidade colonial com belas praias que também vale a pena conhecer. Recomendo os restaurantes Los Conspiradores e Sapori Italiani. Para viajar pela ilha é melhor contratar transfers nos sites especializados com antecedência e pagar com cartão de crédito.

Viajar por Cuba foi uma experiência muito interessante e me levou a fazer algumas reflexões: Daiquiri é melhor que Caipirinha, assim como existe o pobre de direita, também existe o pobre de esquerda e o meu carro não é tão velho assim.