Lagos – Algarve: Ótima opção também no outono e inverno!
A cidade de Lagos, que foi capital da província do Algarve, é hoje um dos lugares mais procurados do sul da Europa. Inclusive no inverno, onde as temperaturas costumam ser mais quente, se comparada ao resto do continente. De dezembro a fevereiro são os meses mais frios, a temperatura fica entre 17°C /10°C.
As agitadas praias, contrastam com a calma do vilarejo que ainda conserva suas histórias e tradições.
Lagos vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e os turistas bem cuidados. Hoje a região conta com uma ampla oferta de hotéis e restaurantes. A culinária é baseada na pesca local, tendo a sardinha na brasa como grande atração. Outro prato que agrada muito é a Cataplana.
Como qualquer lugar da Europa, Lagos vive em perfeita harmonia entre tradição e modernidade. É possível sair da praia e ir direto a castelos medievais e fortalezas, que foram construídas no século XV para proteger as cidades de invasão dos piratas.
Lagos e seus arredores tem uma diversidade que agrada diferentes perfis de turista. As atrações vão desde campos de golfe a trilhas e passeios de barcos nas grutas. Que são imperdíveis. Sentar-se em um dos bares da Marina e tomar um drink para ver o por do sol é maravilhoso. Para os mais animados, Lagos oferece boas noitadas, com bares e boates no centro da cidade que ficam aberto até a madrugada.
As praias são bem diferentes, com lindas falésias, quase todas perto do centro histórico, como por exemplo a Praia do Estudante e da Batata, Praia do Camilo e Dona Ana. Essa última já foi aleita por várias vezes a praia mais linda Europa. Todas essas são praias mais fechadas, por causa dos paredões e das falésias. O que é bom porque protege os banhistas do vento.
As praias de Porto Mós e Meia são mais abertas, mais extensas com areias brancas. Essa tem as paisagens mais parecidas com as praias brasileiras. São lindas também.
Um pouco mais afastada está a Praia da Luz, que fica em um vilarejo bem charmoso, muito frequentada por turistas ingleses. Lá tem boas opções de restaurantes.
Dicas: Passear a pé pelo centrinho pode levar o turista a grandes descobertas. Logos abriga muitas histórias.
Apesar de ter muitos restaurantes, eles fecham cedo, por volta dás 22 hs se encerram as cozinhas. É Importe fazer reserva.
A Maioria dos hotéis ajudam a organizar os passeios.
A distância de Lisboa a Lagos é 300 Km, da Estação do Oriente saem os comboios e autocarros para Lagos com preço bem acessíveis
A Distância entre Faro, atual capital do Algarve, e Lagos é 90 Km. Que podem ser feitos também de comboio e autocarro.
Quem quiser saber mais sobre a Lagos entre no www.cm-lagos.pt
Texto: Rose Tomazelli @rosetomazelli1
Fotos : Ivan Carvalho @carvalhoivan88
Rose Tomazelli @rosetomazelli