Explore o Parque das Nações: Modernidade, Cultura e Lazer no Bairro Contemporâneo de Lisboa
Criado para abrigar a Expo 98, Exposição Internacional de Lisboa de 1998 com o tema “Os oceanos, um património para o futuro”, e que teve como propósito comemorar os 500 anos dos descobrimentos dos portugueses pelo mundo, o Parque das Nações é o bairro mais moderno da cidade.
As ruas são planas, com prédios contemporâneos, elevadores e garagens, o que é difícil de se encontrar em Lisboa. Muito arborizado, com largas avenidas e ótima estrutura para caminhar por todo o bairro, principalmente na beira do Rio Tejo e no Parque do Tejo, que é uma área verde com muito lazer e desporto ao ar livre e totalmente gratuito e vários quilômetros de ciclovias que corta o bairro todo.
O transporte público também é excelente, com destaque para a Gare do Oriente, estação de comboio, metrô e autocarro que fazem ligação com o aeroporto e toda Lisboa e com as principais idades do país, como por exemplo a cidade do Porto. O que traz bastante comodidade aos moradores e aos turistas.
Parece mais um “condomínio fechado”, porém é um bairro aberto e muito bem servido com uma ampla oferta de comércio, como o centro comercial Vasco da Gama que abriga lojas de marcas nacionais e estrangeiras, supermercado e academia, a Zona Ribeirinha com restaurantes que vão desde fast food a alta gastronomia.
Entre as atrações do bairro estão o Oceanário de Lisboa, um dos maiores da Europa, recebe por volta de um milhão de visitantes ao ano, a Torres Vasco Gama construída ao pé do Rio Tejo com uma vista panorâmica de 360 graus, e é um ótimo lugar para ver o pôr do sol. O Atice Arena, casa de espetáculos, é outro ponto alto do bairro, com capacidade para até 20.000 pessoas, costuma receber os maiores artistas do mundo como Rod Stewart, Madonna, Andrea Bocelli e Ivete Sangalo.