Pataniscas Premiadas do Restaurante D’Bacalhau
Escrever nesta coluna é um privilégio…
Vamos procurar temas que ajudem o público a compreender a gastronomia em geral e o bacalhau em particular.
Serão receitas, curiosidades, formação e tudo o que nos ajude a aprender a difundir a gastronomia Portuguesa, sem esquecer que uma parte significativa dos nossos leitores assim como os nossos clientes são do Brasil.
Na verdade a comunidade de língua Portuguesa corre os quatro cantos do mundo e temos ideia de escrever sem esquecer esta enorme comunidade de falantes da Lusofonia.
Vamos escrever de forma a não vos ocupar muito tempo, porque queremos ser práticos e objectivos e não pretensões a escrever grandes tratados de gastronomia.
O negócio do Bacalhau emprega 2000 pessoas e possui valores de exportações superiores a 100 milhões de euros. O bacalhau é um marco na gastronomia e um símbolo de cooperação, sendo apreciado pelos portugueses, que são os maiores e mais exigentes consumidores desse fiel amigo!
Hoje para início de conversa deixamos a receita das pataniscas premiadas, que tantos apreciadores têm por esse mundo fora, por isso tome nota:
Lombo de bacalhau 500g
Alho picado 2 dentes
Farinha branca de neve 400g
agua 0.5L
4 ovos
1 cebola média picada
Salsa
Cebolinho
Flor de sal
Pimenta QB
Água de castelo ¼ da garrafa
1 litro de óleo de girassol para fritar
Num pirex ou tigela, junte os ingredientes, o alho, o cebolinho que devem ser picadinhos, junte o lombo de bacalhau cru desfiado e rectifique a textura juntando os ovos inteiros e acrescentado a água de castelo.
Verifique se a polme está firme sem estar liquida nem espeça (2), termine misturando o sal e a pimenta a gosto e deixe repousar durante 30 minutos.
Para fritar deixe o óleo aquecer a 140º graus e coloque a polme com uma colher de sopa. Deixe fritar bem de um lado e só depois volte, quando estiverem amarelas, retire e deixe que o óleo fique no papel que vai colocar na primeira travessa, depois retire uma a uma e coloque numa travessa ou prato de ir à mesa.
(1) – Pode fazer as pataniscas aproveitando bacalhau ou peixe que sobrou da refeição anterior.
(2) – Se a polme estiver liquida acrescente farinha branca de neve, se a polme estiver espessa coloque um pouco de agua.
Texto: Chef Julio Fernandes @chefjuliofernandes
Fotos: Restaurante D’Bacalhau @restaurante.dbacalhau